Governador assina ordem de serviço para ampliação do metrô de Teresina; número de usuários deve triplicar

Transporte que liga o Grande Dirceu, na Zona Sudeste, ao Centro, é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Ferroviária do Piauí, com tarifa de R$ 1,00 e conta com 4 mil usuários por dia. Com a ampliação, previsão é de que número passe de 12 mil.

Governador assina ordem de serviço para ampliação do metrô de Teresina; número de usuários deve triplicar

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou a ordem de serviço para a revitalização e modernização do Metrô de Teresina, obra que prevê a duplicação da linha em todo o percurso e o aumento de 4 mil para 12 mil o número de usuários diários. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (6), na sede do Governo do Estado, o Palácio de Karnak, no Centro da capital.

O investimento previsto é de R$ 193 milhões, a serem repassados pela Caixa Econômica por meio de contrato de financiamento com o Ministério das Cidades/FGTS.

Entre as melhorais, se destacam a duplicação da linha, que corresponde a 13,5 km, ainda na primeira fase, e o rebaixamento para a passagem inferior na Avenida Higino Cunha, que atualmente cruza o acesso à Ponte Wall Ferraz, na Zona Sul. As estações serão modernizadas e cinco novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) serão adicionados para facilitar a circulação dos usuários.

O projeto também inclui a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), que fará o monitoramento de cada trem em tempo real. Além da reforma da oficina de manutenção e das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé.

As obras serão executadas pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). Segundo o governo, com as intervenções, os usuários do Metrô de Teresina terão um transporte mais rápido, moderno e pontual.

Ainda em agosto de 2023, o governador deu a ordem de serviço para a construção de uma nova linha de 2,5 km no Metrô de Teresina, beneficiando moradores da Zona Sudeste da cidade.

Essa expansão, seguindo padrões modernos, será entregue no segundo semestre e permitirá que os moradores se desloquem para o Centro da capital e bairros próximos de forma rápida e segura.